Uma nova rota

A coisa mais difícil é recalcular uma rota em que tivemos tanto empenho em traçar, numa certeza quase divina de que seria a melhor escolha, dá trabalho, você se sente inseguro, mas é assim que aprendemos a navegar nesse grande mar que é a vida. Fazendo escolhas e convivendo com o resultado delas, para a maioria isso acontece quase que imperceptivelmente, mas para mim tão agarrada e atenta a cada detalhe, todo o processo é um pouco mais doloroso, querer estar no controle o tempo todo é um fardo muito pesado para se levar, eu juro que nunca foi o meu desejo, mas a vida sempre foi assim para mim, o tempo todo planeando, pensando no que vou dizer, até onde ir, sempre sair no mesmo horário para almoçar, para dar tempo de fazer a mesma rotina que mais me pareceu confortável para enfrentar os dias, passar no mesmo canto da rua, analisar o rosto das pessoas enquanto decido se convém dar um "bom dia".

Presa numa rotina que criei no meio de alguma tormenta e que me manteve sã, já não há perigo lá fora, mas ainda não consigo me arriscar a viver, relaxar, abaixar o escudo, abrir as janelas, deixar o sol entrar, as lágrimas enfim caírem, o alívio preencher, o grito sair da garganta, as mãos da boca, a respiração menos ofegante, traçar um novo caminho é preciso, jogar fora esse disco que as dores arranharam, colorir o cinza, soltar, deixar ir, navegar avante, desbravar uma nova vida, me permitir sonhar - de novo - acreditar mais uma vez.

Experimentar enfim uma nova rota.

É difícil desapegar até mesmo dos monstros internos, uma vez que eles vivem aqui há tanto tempo, que se tornaram partes de mim, doloridas, mas minhas. Com um pouquinho de esperança alcançada, todos os dias vou tirando um bocado dessas partes ruins, feito quem escolhe feijão, um a um na ponta dos dedos, vou separando o que presta do que não me acrescenta mais, e bem vagarosa, vou me sentindo mais leve, mais em paz, mais livre para seguir o meu rumo, me permitindo sentir mais coisas boas, menos aflição, - respiro de alívio - me coloco a navegar.

Comentários

Postagens mais visitadas