QUARENTENA


Por mais que eu não aguente mais falar sobre isso, e que isso esteja em todo noticiário e contaminando as redes sociais, é preciso, até para registro próprio. Minha mãe em 64 anos nunca havia sito afetada desta maneira por uma pandemia, o covid-19 veio devagar e letalmente para nossas vidas, confesso que no início egoistamente me sentia confortada por minha cidade ficar longe do epicentro, e que isso era doença do povo de fora, não ia chegar no interior de Minas Gerais, mas em menos de 3 meses cá estou eu indo trabalhar, com medo todas as manhãs por não estar de quarentena, o que passei a considerar privilégio, e perceber quanta desigualdade existe no mundo.

Trabalho no ramo alimentício, um dos pilares que não podem cair neste momento, entendo, mas já temos funcionários não vindo trabalhar por medo, e não tiro a razão pois as condições de trabalho atualmente estão insalubres, sem máscara, álcool em gel escaço, clientes que não entendem ou não querem entender sobre distanciamento social, lotam os corredores tentando estocar alimento "porque vai faltar" e por este mesmo motivo faltam, aumentam o preço, um verdadeiro ciclo tristemente vicioso. 

E todo esta situação, que vocês bem sabem, não preciso reproduzir sintomas, número de infectados, número de mortos, cuidados, pois estamos mais que cientes disso, só me confirmou uma suspeita secreta, do quão egoísta eu sou, preocupada com a minha mínima taxa de infecção fatal, olhando para o meu próprio umbigo, o quanto as empresas presam lucro e sobreviver as custas do pânico e saúde de seus colaboradores, o quanto o jogo virou e agora sou eu que ligo para meus pais todos os dias, e digo "Não saia de casa", e é o que eu digo para todos SE PUDER FIQUE EM CASA POR QUEM NÃO PODE FICAR! Separei aqui algumas coisas que tem me ajudado a manter a sanidade mental, servem tanto para quem pôde praticar o distanciamento social quanto para quem precisa se arriscar todos os dias em prol do próximo:

1 - Veja notícias sobre o caso apenas 1 vez no dia e de uma fonte segura.
Quando mais notícias eu acompanhava, principalmente da mídia terrorista mais ansiosa e preocupada eu ficava, com uma coisa que não esta no meu alcance, informação é importante sim, mas em excesso e de má qualidade é um desserviço imenso.

2 - Leia livros, ou veja filmes 
Tanto para quem trabalha ou esta em casa, deixe as redes sociais de lado e mergulhe naquele livro que você comprou há tempos e adia a leitura, reveja aquele filme que marcou sua infância/adolescência. 

3 - Organize sua casa
Para quem esta em casa é moleza, e para quem trabalha mas vai passar o fim de semana em casa, quando bater o tédio que tal organizar aqueles papéis e documentos empilhados num canto do armário? Dar aquela caprichada na faxina de casa que você não tem tempo há séculos?

4 - Cultive plantas
Por a mão na terra me relaxa extremamente!

5 - Fortaleça sua fé!
Não importa qual o tipo de religião em questão, seja meditando, lendo a bíblia, orando, rezando, separe um tempo para entrar em comunhão com algo maior que vocês.

6 - Ouça músicas felizes! 
Pela manhã quando acordo e começo a pensar que vou ter que sair de casa e me arriscar, já procuro uma playlist bem gostosa para embalar minha manhã e me dar mais ânimo!

7 - Participe do desafio 30 dias de Organização da Thais Godinho do Vida organizada
Desde 2019 percebi que para dar conta da vida que tenho levado: trabalho/casa/cursos/faculdade eu ia precisar me organizar que colei nessa maravilhosa e não perco um post, nem um insight no telegram dela ♥ . E com certeza participar desse desafio será a melhor coisa para ocupar nossas cabeças e organizar nossas vidas! E também tem um curso com ela para quem quer ir mais longe só clicar aqui.

8 - Alimente-se da melhor maneira possível
A melhor suplementação que existe esta numa alimentação rica de diversidade de frutas, legumes e verduras, nelas contém todas as vitaminas que necessitamos, claro que cada um possui uma necessidade, por isso é importante sempre se orientar com um nutricionista! Mas incluir pelo menos 3 tipos de frutas e cores no prato já garante uma boa turbinada na saúde!

9 - Tenha um sono de qualidade
O sono é a higiene do corpo, quem dorme bem, e não estamos falando de muitas horas, (entre 8 e 6 horas ininterruptas) tem uma manutenção das funções do organismo bem eficaz, o que colabora diretamente com a imunidade, nossa produtividade...

10 - Perca o controle!
Você não leu errado, a situação atual nunca foi vivida antes, e querer controlar a atitude do outro mediante a esta situação, controlar as decisões do governo e outros países é impossível! O que nos resta é tomar as medidas de não contaminação, ficar em casa, quem pode, e acatar as medias do governo, não cabe a nós controlar mais nada além disso, perder o controle é ganhar calma!

E se você tem outra dica para esses dias difíceis comenta aí embaixo!

Comentários

Postagens mais visitadas