4 passos para a rotina de estudos perfeita!

Hoje o post de quarta será sobre: ORGANIZAÇÃO! E um dos fatores capazes de devorar ou gerar mais tempo, te relaxar ou te deixar uma pilha de nervos, e como a maioria de nós está na fase dos vestibulares, andei pesquisando as melhores formas de se organizar nos estudos.

1 - Disciplina:


Ok. Sabemos que é preciso estudar, temos todo o cronograma de matérias em mente, mas não temos uma hora específica para nos dedicarmos aos estudos, isso acaba fazendo com que percamos o interesse. Reserve um horário exclusivo para os estudos, divida um tempo para cada matéria, desligue celulares, computador, qualquer outra distração, e se você precisar do computador para estudar, nem pense em entrar em redes sociais! Eu sei que é difícil, mas de nada vai adiantar cinco minutos de estudo e duas horas no facebook não é?

2 - Cuide de você:


Nem pense em cair em desespero e achar que vai conseguir enfiar todas as matérias possíveis na cabeça horas a fio em cima de livros, é preciso que também reserve um tempo para pequenas pausas, isso evita o cansaço da mente, e te deixa mais aberto a aprender, opte por refeições leves e saudáveis, beba bastante água, faça alongamentos, ouça alguma música que te faça se sentir bem. Pratique exercícios físicos, um corpo são é dono de uma mente saudável e atenta às novas informações que estaremos introduzindo nele neste período. Não "assassine" sua vida social, reserve os finais de semana para sair com os amigos, ler um bom livro, ir ao cinema...

3 - Ambiente:


Temos a disciplina, estamos cuidando do nosso corpo, agora vamos ao ambiente, que seja organizado, limpo, com boa iluminação, longe de ruídos que venham tirar sua atenção, e de preferência aquele canto da casa em que você se sinta bem!

4 - Maneira de aprender:


Na hora de aprender e fixar a matéria vale tudo! Cada um tem uma maneira de aprender, uns possuem uma boa memória fotográfica (quando a pessoa lembra exatamente do que está escrito nas páginas do livro), ou aprendem a partir da repetição, ou por resumos, associação da matéria a elementos ao seu redor. Comigo por exemplo, quando estou estudando se estiver passando alguma música, ou chovendo e aquele cheiro de terra molhada, sempre que senti-los novamente vou relembrar de tudo que estudei, marca textos coloridos também são válidos na hora de destacar os pontos mais importantes. Também é super válido recorrer a ajuda de amigos, vídeo-aulas, no youtube está cheio se videos com conteúdos ótimos.

Não existe fórmula mágica para aprendermos e sairmos bem em provas, mas a combinação dessas coisas que citei acima, e sobretudo força de vontade e foco, serão capazes sim, de dar bons resultados, só não é valido esquecer de que depende exclusivamente e primeiramente de você! Bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas