E aí? Você acha que deve ser como mandam?


Sociedade e sua mania de criar padrões e fazer com que nós nos tornemos escravos da vontade de atingi-los é assunto complexo. Temos que lembrar que criam padrões para as coisas mais íntimas de nossa vida sem medo de percebermos que estão se intrometendo até demais,assim desde a cor do seu cabelo até a sua sexualidade você está sujeito a ser considerado anormal por não obedecer uma lei qualquer. 

Bem, sou um pouco suspeita pra falar desse assunto uma vez que meu corpo não enquadra nenhum um pouco nos padrões estabelecidos pela sociedade. Não sou nem alta-magra-loira, muito menos do tipinho "gostosa" com curvas acentuadas e tal. Muito pelo contrário, meu corpo é uma mistura de tudo o que as mulheres que seguem a moda não querem, mas espero que isso fique a parte do que vou escrever agora. Colocando esse detalhe a parte, quero falar das minhas impressões sobre o padrão de beleza imposto pela sociedade.


Partindo da ideia de que todos nós estamos carecas de saber como é que a sociedade gostaria que fossemos, vou me dar permissão para pular essa parte e falar o que mais me impressiona nesse assunto.

Nós somos todos tão diferentes uns dos outros, no Brasil então... A miscigenação fez com que essas diferenças físicas sejam ainda mais perceptíveis. Além de sermos todos muito diferentes fisicamente, somos muito diferentes em nossa subjetividade, ou seja, temos também gostos diferentes. E eis que vem a sociedade e seus padrões querendo deixar todos os corpos iguais e não satisfeita, todos os gostos iguais também . Isso mesmo. 

Quando uma revista diz que você deve fazer isso, isso e isso para ter o "corpo perfeito" tem uma outra revista te mostrando "corpos perfeitos" de pessoas do sexo pelo qual você sente atração para te convencer que você deve achar isso bonito e quanto mais próximo alguém for disso, mais você vai gostar. 


Não adianta pensarmos que isso é normal, natural, instintivo. A ciência diz que não, não tem nada a ver a atração com esses padrões de corpos. Mas e aí? Por que então muitas pessoas se deprimem por não terem o corpo perfeito? Por que pessoas rejeitam outras pelo mesmo motivo? Muito simples... Desde que éramos crianças, esses padrões eram nos sendo apresentados junto a tudo que aprendemos. Ainda na infância já podíamos ver e ouvir alguma coisa ou outra nos impondo algo para sermos de fato apresentáveis. 


Agora que não precisamos seguir esses padrões, isso é óbvio. Que eles não são naturais e nos foram empurrados desde sempre já vimos. O que importa é saber como não deixar que eles nos aborreçam, entristeçam ou nos deixem paranoicos  E isso é muito simples: a medida que crescemos vamos criando nossa capacidade de indagação... Já não podemos acreditar tão facilmente em tudo que nos dizem que é verdade. E aí? Você acha que deve ser como mandam? Acha que deve amar o que mandam? Se a resposta é não, bem vindo ao clube. Clube dos felizes exatamente como são e como sentem.




Comentários

  1. É incrível como na teoria isso é fácil, mas na prática...
    Chegar à aceitação é um caminho longo, dolorido, mas que vale a pena!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas