Uma linha de expressão


Mulher no Espelho | Enciclopédia Itaú Cultural

Ontem percebi minhas primeiras linhas de expressão, após um dia exaustivo no trabalho e meio complicado em casa, voltando para a cama no fim do dia, me sentindo meio derrotada, escovando os dentes, percebi quando passeava os olhos no reflexo do espelho de uma mulher cansada de suas lutas, querendo desistir de tudo, e se entregar ao cômodo, lá estava uma bela linha no meio da testa, horizontal, não tão profunda ainda, mas já notável, logo passei a enxergar uma ou outra perto dos lábios bem sutis, mas já estavam lá.

Inclinava o rosto em vários ângulos, foi como se eu me percebesse de novo, o que eu fizera nos últimos 5 anos da minha vida? Larguei uma faculdade, me casei, sofri com ansiedade, iniciei outra faculdade, saí e voltei de um emprego que me adoece, mas é meu único sustento por enquanto, redescobri amizades, me reinventei tantas vezes quanto possível, e atualmente ainda enfrento uma pandemia, fui extremamente resiliente, até porque se não fosse, enlouqueceria; 

Então, sorri solidária para a mulher no espelho, que viveu 10 vidas em alguns poucos anos, e a perdoei por mostrar algumas marcas de guerra: linhas de expressão, estrias, celulite, flacidez, alguns fios de cabelo branco na cabeça, trinta quilos a mais. Com tudo isso, não vai ser uma dia, ou semana ruim que vai me derrotar, muito menos uma linha de expressão, mas que por ela eu expressei tudo que sentia naquele momento sobre os últimos anos, a ultima hora, e fui dormir em paz, sabendo que estava tomando todas as melhores decisões para o momento, descansei a cabeça no travesseiro não derrotada, mas sentindo mais uma vitória. 



Comentários

Postagens mais visitadas